Realizada no último dia 12 de maio uma reunião com os órgãos SEMAM, SEINFRA, CAGEPA e a AMABE Associação dos Moradores do Bairro dos Estados e moradores que residem próximos aos cruzamentos das avenidas Sergipe, Alagoas, Bahia com Amazonas, próximo à farmácia Pague Menos na Av. Santa Catarina no Bairro dos Estados. Também participaram desta reunião moradores da Rua Manoel Ferreira Machado, Jardim Treze de Maio e Mandacaru.
Esta reunião tinha o objetivo de discutir solução para um grave problema de saúde pública e poluição ambiental, pois há anos as redes de galerias pluviais exalam um mau cheiro insuportável prejudicando a saúde dos moradores, comerciantes e transientes da região citada. O Vereador Marcílio do HBE também visitou a SEINFRA em companhia dos representantes da Associação dos Moradores reivindicando solução.
O presidente da AMABE Luiz Brilhante, falou ao Portal Jornal dos Estados que há anos luta com esse problema. Em 2021 os órgãos realizaram uma vistoria utilizando um insuflador de fumaça para detectar efluentes que detectaram residências com ligação clandestina, as mesmas foram lacradas e os proprietários dos imóveis notificados pela SEMAM por infração ambiental.
Em 2024 foi feito uma nova vistoria, dessa vez usando robô e caminhão de alta pressão para inspeção e desobstrução das galerias de águas pluviais, mais infelizmente o mau cheiro continua. Os técnicos da CAGEPA vão avaliar o relatório da SEINFRA, mais também irão realizar vistoria em toda aquela região.
O presidente da AMABE Luiz Brilhante, suspeita que pode estar acontecendo vazamento de gás das tubulações da CAGEPA. Esperamos em caráter de urgência uma solução, pois este problema afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores de toda aquela região, concluiu Brilhante!